Cinquenta das melhores e mais representativas personagens da Literatura Portuguesa dos últimos dois séculos são apresentadas num único livro.
Uma viagem fascinante pelas grandes figuras da ficção portuguesa e ao mesmo tempo um excelente guia de 50 grandes livros de ficção e que, muitas vezes, são quase mais reais do que nós.
Descobrimos aqui personagens que nos incitam à leitura do respectivo livro (muito bem organizado).
Os textos escritos por Bruno Vieira Amaral são um convite à leitura dos romances, o habitat natural de cada uma das personagens, mas também um extraordinário retrato da história e evolução de um país, Portugal.
Uma viagem literária compreendida entre 1846 — "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett — e 2011 "O Retorno" de Dulce Maria Cardoso. Deparamos com fascinantes personagens, como, por exemplo, o viúvo do romance "O Viúvo" de Fernando Dacosta, a Juliana de "O Primo Basílio", o Professor de "A Amante Holandesa" de J. Rentes de Carvalho...
O que aprendi com a leitura deste livro? como sempre muita, muita coisa, por exemplo:
— (mulher de) LOT - Ao fugir de Sodoma com a esposa e filhas, enquanto escapavam, a esposa olhou para trás, contrariando a ordem dada, e, por isso, foi transformada numa estátua de sal.
Bruno Vieira Amaral - n. 1978 |
3,5 - interessante
0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima
Sem comentários:
Enviar um comentário