Parti para a leitura deste livro com alguma "cautela" pois um amigo tinha-me avisado que se tratava de um escritor difícil.
E essa dificuldade confirmou-se mas, ao mesmo tempo, descobri mais um grande escritor, cujo primeiro livro que li foi este.
"LUZ EM AGOSTO" é um grande, intenso, poderoso e perturbante livro em que está devidamente dimensionada a crueldade humana, a tragédia do que foi o racismo na América, as relações humanas, toda a sua complexidade estão efectivamente neste livro tão bem descritos.
Gostei imenso deste livro, uma leitura que chega, por vezes, a ser perturbante, sempre ansioso da página seguinte pelo que irá acontecer e que drama se irá desenrolar.
Se Joe Christmas é a personagem central, um branco que acredita ter sangue negro, atormentado pela falta de identidade e sofrendo todo o tipo de violência e intolerância racial no Sul dos Estados Unidos, a orfã, que abre abre magistralmente este livro (é dos melhores inícios que li), que já vem do Alabama procurando o homem que a abandonou grávida, será a personagem secundária que acompanhamos ao longo de toda esta grande obra.
Alguém escreveu: Há escritores que escrevem grandes livros. Há outros mais raros, que instauram mundos. William Faulkner pertence a essa linhagem. É num ambiente de fracasso, culpa, preconceito e fanatismo religioso que se debatem os personagens de "Luz em Agosto", todos em busca do seu lugar num mundo que reservou para eles um destino trágico."
William Faulkner - 1897 - EUA - 1962 |
-nota.-foi este o último livro que li em 2016 (o 42º.)-
nota 5 - muito bom
0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima
Sem comentários:
Enviar um comentário