Truman Capote foi uma das figuras mais carismáticas e controversas (e pervertidas) da cultura americana do século XX e um dos seus grande escritores. Nasceu em Nova Orleães em 1924 e faleceu em Los Angeles em 1984.
Este "SÚPLICAS ATENDIDAS" foi considerado o mais famoso romance não publicado da literatura norte-americana: é que foi anunciado por Truman Capote cerca de vinte anos antes da data em que viria a ser publicado, o que só se aconteceria após a sua morte.
É, na minha perspectiva, realmente um livro adiado, cheio de capítulos que parecem ter sido escritos em cima do joelho. Mas a escrita de Truman Capote (mesmo à pressa) é extraordinária, é uma maravilha mesmo escrevendo sobre banalidades para "encher". Este "Súplicas Atendidas" leva-nos dos salões literários aos mais caros bordéis, e nele se retratam personagens reais da vida mundana daquela altura (anos 50/60 do século XX), por aqui passando a escritora francesa Collete, a duquesa de Windsor, o grande actor de cinema dos anos 50, Montgomery Clift, Jackie Kennedy e outras estranhas personagens com quem este escritor homossexual conviveu.
Não sendo, como já dei a entender, um grande livro, vale sobretudo pela excelente prosa deste grande escritor cuja maior obra "A SANGUE FRIO" é uma obra-prima que vale a pena ler.
Marilyn Monroe e Truman Capote |
0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima
Sem comentários:
Enviar um comentário