segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

"NÃO É FÁCIL DIZER BEM" - JOÃO PEDRO GEORGE - LEITURAS 2020 - XXIII



Esta é ainda uma leitura de 2020, aliás, uma releitura, pois já havia lido este livro em 2007, mas já não me lembrava de nada.

Relembro apenas que a primeira leitura não me entusiasmou e confesso que agora muito menos. E porque é que o voltei a ler? porque é um livro que fala de livros e de escritores, mas apenas algumas curiosidades que, contudo, não acrescentam muito aos livros que são analisados.

-O que aproxima António Lobo Antunes, José Eduardo Agualusa, Miguel Sousa Tavares, Manuel Alegre, António Mega Ferreira, Maria Filomena Mónica, José Rodrigues dos Santos? Estes e outros autores são analisados, sob um olhar atento e perscrutador do "crítico bulldozer" João Pedro George.

Por exemplo sobre Inês Pedrosa;

-"uma feminista assumida para quem "toda a História da civilização fora construída sobre o objectivo sistemático da exclusão das mulheres""

sobre livros:

-90 em 100 livros são eliminados/esquecidos ao fim de um ano e 99 em 100 ao fim de 20 anos. Vejamos o século XIX português. Quais é que são os escritores verdadeiramente lembrados pela maioria das pessoas? Eça de Queirós e, bem menos, o Camilo. Talvez um Herculano e um Garrett, não mais. Ora, em 100 anos a nossa sociedade reteve na melhor das hipóteses, 4 escritores.

Não direi que fossem muitas as expectativas mas, pelo tema abordado, seriam algumas; mas elas (as expectativas) foram-se diluindo ao longo do livro....... 
Todavia, é minha intenção ler mais livros deste corajoso crítico.

João Pedro George - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

   João Pedro George n. Moçambique 1972


2 - li, mas não me cativou

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima


Sem comentários:

Enviar um comentário