sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

"A FILHA DO CANIBAL" - ROSA MONTERO - LEITURAS 2020 - XX

 



Aquele dia modificou a vida de Lúcia Romero, quando o seu marido desapareceu depois de ter entrado numa vulgar casa de banho para homens no Aeroporto de Barajas.

Esta é a história do sequestro do marido Ramón, o homem aparentemente pacato com quem vive há dez anos, mais pela força do hábito do que por amor. 

Lúcia é uma mulher de quarenta anos, a quem a vida já magoou, mas que nem por isso perdeu o implacável sentido de humor —  à boa maneira do detective do policial negro. 

Mas este romance transcende exuberantemente os cânones do policial clássico, o percurso da heroína e antes uma deriva que a conduz à descoberta de verdades insuspeitadas. Adrián, um jovem de vinte e um anos, e Félix, um anarquista octogenário, acompanham-na no desvendar do mistério (o sequestro do seu marido). Todos três constituem um triângulo que confere substância a três idades da vida, encenando o drama em que se joga o obscuro sentido da passagem do tempo.

Um livro de Rosa Montero é sempre uma leitura fresca, estimulante e muito interessante. Ainda não li um livro de Rosa Montero que me tivesse desiludido. Gostei!


                                                   Rosa Montero - nasceu em Madrid em 1951   

anotei e retive:

(pg.65) -  "O homem que não teme as verdades nada deve temer das mentiras"  -  Thomas Jefferson

(pg.65) - "Uma mentira nunca tem tempo de envelhecer"  - Sofócles

(pg.93) - "O temor é a própria substância da vida"



4 - bom

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima


Sem comentários:

Enviar um comentário