Escrita simples, mensagens curtas, dizendo muito em poucas palavras, tornaram muito agradável a leitura deste bonito livro de 405 páginas. É o quinto volume da série de diários "No Devagar Depressa dos Tempos", (é o segundo que leio, do outro não me lembro, já lá vão uns anos) escrito pelo Diplomata de Carreira (assim com letra grande em jeito de homenagem ao autor), Marcello Duarte Mathias, nascido em Lisboa, em 1938.
Incidindo nos anos 2007 a 2014, viajando pelos mais diversos países, de Paris a Nova Iorque, passando pela Índia e não só, observando outras terras e outras gentes, abordam-se os mais variados temas, da forma que já referi -simples, resumido e muito interessante e para tornar a leitura mais agradável e curiosa são escritos bem longe daqueles politicamente correctos, (embora sobre alguns a minha opinião não seja exactamente a mesma). Aprende-se com todos os livros e com este aprendi mais algumas coisas, umas que desconhecia totalmente e outras extremamente curiosas e que nos põem a pensar.
Por exemplo:
-Na América, o êxito profissional é um imperativo patriótico. Scott Fitzgerald dizia que a característica da vida americana era a de não dar a ninguém uma segunda oportunidade.
"Via Rápida de 4 Faixas" - Edward Hopper 1956 |
-Exposição Edward Hopper no Grande Palais (Paris). Olhar diferente, todo o pintor traz consigo uma paisagem afectiva, Hopper é disso o perfeito exemplo.
Ao brilho, eficácia, trepidação da existência americana, que está sempre a encontrar soluções e a inventar o futuro, Hopper contrapõe a solidão, o abandono, o naufrágio quotidiano. O desalento das almas, para tudo dizer. Estas gentes tresmalhadas que povoam, como que por acaso, o espaço destes quadros, não esperam sequer pela morte - estão alhures, como se dela já tivessem desistido. Perderam a vida em vida, e agora não sabem o que fazer com o que dela resta. Tornaram-se clandestinos de si próprios...
E muitos outros assuntos interessantes são abordados neste diário (de 2007 a 2014), que li sempre à espera da página seguinte...
Marcello Duarte Mathias |
nota 4 - bom
0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
6-excelente
7-obra-prima
Sem comentários:
Enviar um comentário