Bem lá atrás, na prateleira mais alta da minha pequeníssima biblioteca encontrei um dos primeiros livros que comprei, em 12.10.1978, por 140 escudos (em todos os meus livros anoto a data da compra, o preço e o meu nome), "Deixe de dizer não sei", uma edição de Setembro de 1978, cheio de pequenas curiosidades. Por exemplo, sobre livros, encontrei esta:
"O mais pequeno livro do mundo é o exemplar único do poema de Harrison Ainsworth, intitulado "Windsor Castle", (1842) oferecido à rainha Mary, da Inglaterra, pelo Sr. Gunneer, que escreveu toda a obra num volume de cem páginas...com um centímetro de altura".
Fui agora tentar confirmar se ainda seria este o mais pequeno livro do mundo mas parece que, entretanto, surgiram outros, sendo que actualmente o recordista será um ainda bem mais pequeno, tem o nome de "Shiki no Kusabana" (flores da época), mede 0,75 milímetros, tem 22 páginas com letras que não ultrapassam 0,01 milímetros, e foi desenvolvido por uma empresa japonesa que o apresenta agora como o livro mais pequeno do mundo, e que o terá colocado à venda, juntamente com uma lupa especial e uma versão maior, por 236 €.
o mais pequeno livro do mundo |
Sem comentários:
Enviar um comentário