quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O QUE ANDO A LER - "O CÉU É DOS VIOLENTOS"


O Céu é dos Violentos

Já lá vão uns três/quatro anos que li o primeiro livro de FLANNERY O'CONNOR, “Um bom homem é difícil de encontrar”, (um livro de contos) e nessa altura fiquei de imediato arrebatado por escrita tão violenta e descrita com uma absoluta crueza e um intenso dramatismo. E desde logo foi uma escritora que passou a ser da minha inteira devoção. É uma escrita que nos envolve num ambiente de fanatismo religioso, com personagens a roçar a loucura, que quase nos deixa sem fôlego.

Flannery O’Connor é um dos nomes incontornáveis na literatura norte-americana do século XX. Descreve de uma forma absolutamente ímpar o mundo obscuro e absurdo do fanatismo religioso vivido nos estados do sul dos EUA dos anos 50 e 60.





"O CÉU É DOS VIOLENTOS"  é o segundo e último romance desta excelente escritora, que morreu jovem, em 1964, aos 39 anos, vítima de lupus, e conta a história do adolescente Francis Tarwater que ao ter sido raptado pelo seu tio-avô que se considerava profeta, poderia, deste modo, levar uma vida devotada a Nosso Senhor. Mas a loucura e o fanatismo destas duas criaturas era levada de tal forma em extremo que a educação deste jovem levou-o a cometer, sempre em nome de Deus, os actos mais ignominiosos e grotescos. Dá-nos ao mesmo tempo o retrato de uma comunidade, fechada, conservadora, profundamente religiosa, cega e louca.

Estou a gostar deste livro como, aliás, já tinha gostado imenso de todos os que já li de Flannery O'Connor, especialmente do excelente "Sangue Sábio" que recomendo.


Sem comentários:

Enviar um comentário