quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O QUE ANDO A LER - "A PESTE" de Albert Camus

É em Oran, uma pequena cidade da Argélia, cuja vida é monótona, que se desenrola este romance que ando a ler, "A PESTE", do excelente escritor franco/argelino ALBERT CAMUS.



Os habitantes de Oran vivem para o trabalho e para o acumular de riqueza. Seguem meticulosamente a rotina, inclusive nas questões do coração, com casais que vivem juntos por força do hábito. Não há espaço para devaneios amorosos.
"Em Oran, como no resto do mundo, por falta de tempo ou reflexão, somos obrigados a amar sem saber”.

Nem vou ainda a meio do livro mas, apesar de não ser um livro de leitura fácil, é mais um livro que não me desilude na senda do que já tinha lido, deste mesmo autor, "O ESTRANGEIRO".

Trata-se, já deu para ver, de um romance que coloca o homem frente à situação que decerto o mais assusta: a morte. "A Peste" mostra que a perspectiva da morte modifica a postura do homem perante o mundo e a si próprio.



Albert Camus é uma figura que na literatura, sempre me fascinou.

Partiu jovem, no dia 3 de Junho de 1960, o potente Facel-Vega de Michel Gallimard, sobrinho do editor Gaston Gallimard, despistou-se numa longa recta, perto de Montereau, embatendo contra um plátano. Albert Camus, que deveria ter viajado de comboio (até já tinha o bilhete), teve morte imediata. Diz-se que o veículo teria sido sabotado pelos serviços secretos russos...mais de cinquenta anos decorridos a morte de Camus continua a despertar a imaginação. 


camus 1

Sem comentários:

Enviar um comentário