segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AMIGOS





Que confiança no futuro (e nos homens) poderá ter um povo se o presidente do seu país tem por amigos uma corja de gananciosos, mafiosos, aldrabões, vigaristas, gatunos, ladrões e assassinos.................

sábado, 29 de outubro de 2011

Santo Agostinho e os livros





Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência







SANTO AGOSTINHO-filósofo, bispo e teólogo cristão. Nasceu no Norte de África (354-430).



Uma frase: Toma e lê (que se refere a uma circunstância solene da sua vida.......)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PICASSO





























Nasceu num dia 25 de Outubro, há 130 anos, em Málaga, Espanha.











Um dia Picasso estava sentado no aeroporto à espera de um voo para Nice e acercou-se dele uma senhora de meia-idade que, depois de lhe perguntar "o senhor é mesmo o Picasso, não é?" lhe pediu que lhe desenhasse o retrato enquanto esperavam.

Picasso rabiscou meia dúzia de traços num bloco cortou a folha e estendeu-a à senhora, dizendo "são 160 mil pesetas" (cerca de 80 contos à época).
A senhora escandalizou-se: "160 mil pesetas? Mas o senhor levou cinco minutos a fazer isto. Picasso, imperturbável, retorquiu "engana-se, para fazer isto eu levei 80 anos".

-Quando eu era pequeno a minha mãe dizia-me: "Se fores militar, hás-de ser um general. Se fores um religioso hás-de ser o Papa". Em vez disso, eu tornei-me pintor, e acabei sendo o PICASSO - (1881-1973)

sábado, 22 de outubro de 2011

UM ACTOR DE CINEMA - II

MARLON BRANDO - Parecia ser uma pessoa estranha, um homem misterioso, talvez até complicado nas suas relações, mas como actor de cinema, um gigante, absolutamente arrebatador.

Reli recentemente uma sua biografia donde extraí algumas passagens:

Sobre o grande Charlot -Charlie Chaplin era um homem terrível, era provavelmente o homem mais sádico que jamais conheci. Era um tirano egoísta e um avarento. Perseguia as pessoas (na altura da realização da CONDESSA DE HONG-KONG) quando chegavam atrasadas e pressionava sem piedade para trabalharem mais depressa. Tratava os seus filhos com extrema crueldade.
Ainda hoje o considero (Charlie Chaplin) talvez o maior génio que o meio artístico alguma vez produziu. Julgo que o seu talento é incomparável; fazia toda a gente sentir-se liliputiano. Mas como ser humano era, ao fim e ao cabo, um tipo com defeitos e qualidades, tal como todos nós.

Marlon Brando não poupa o povo americano a propósito do seu grau de cultura: Se dermos a escolher ao público entre Henrique V de Branagh e O Exterminador de Arnold Schwarzenegger, não é difícil prever a escolha da maioria. Se o montante investido na América fosse critério de gosto, então a grande maioria da nossa população identificar-se-ia com tudo aquilo que não presta.

Marlon Brando era, como já referi, um homem nada fácil, um indivíduo algo misterioso, mas de uma enorme coragem intelectual, ou seja, tinha a coragem de dizer sempre e em qualquer circunstância aquilo que pensava, coragem que, infelizmente, poucos possuem.

Era um Homem de coração enorme, um Homem bom. Defensor dos fracos, dos oprimidos, dos que não têm voz (o amigo dos índios retorquia o meu amigo Almeidinha quando, nas nossas conversas, eu falava com admiração deste actor).

Dizia ainda Marlon Brando: "Algo que, na minha vida, não deixa de me surpreender, é o facto de ter nascido (nos EUA), apenas sessenta e dois anos após um ser humano poder comprar outro ser humano"

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Charles Nodier e os livros




Depois do prazer de possuir livros, não há outro que seja mais doce do que falar sobre eles




Charles Nodier-escritor e pensador francês (1780-1844)

domingo, 16 de outubro de 2011

O QUE ANDO A LER























Conta-Corrente 2, é o segundo volume dum diário que Vergílio Ferreira publicou em nove volumes, durante treze anos e em que se refere a pessoas e factos conhecidos e reais, ocorridos entre os anos de 1969-1990
Deste 2º. volume retive algumas frases, pelo menos curiosas:


-A vida aprende-se vivendo


-Tudo o que é bom ou faz mal ou é proibido


-Muita gente escreve hoje à máquina/computador.Mas ainda se reconhece a assinatura nos notários


-Rarissimamente um grande escritor começa com um primeiro livro, mesmo que bom. Começa normalmente com o segundo ou o terceiro, que é o que o torna enfim visível o primeiro


-A única certeza da vida é a morte. E é a certeza em que menos se acredita


-Há pessoas que não gostam bem de viajar mas de poderem dizer que viajaram


-Um cão é uma criança que não cresce nunca


-A cultura, como a higiene, tem de se impôr à força. Abandonado a si, o homem não se lava. Mas depois descobre que é desagradável comer com as mãos sujas


-Em política não há palavra dada, há só a palavra que se vai dando


-O nosso horizonte não vai além da gamela

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Diógenes e os livros




Ter livros e não os ler é como ter frutos num quadro






Diógenes-412 a.c.-323 a.c. - filósofo Grego, que vivia em extrema pobreza (num barril em vez de numa casa) e que durante o dia deambulava pelas ruas carregando uma lamparina alegando que andava à procura de um homem honesto.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SEGUROS ORIGINAIS




Falemos hoje de seguros. Seguros que primam pela originalidade.

É o caso dos seguros para raptos por extraterrestres.

Existe no Reino Unido uma seguradora que comercializa uma apólice que protege os segurados no caso de serem raptados por extraterrestres. Mais de 30 mil pessoas já subscreveram estas apólices.

É uma apólice que, para além do rapto por extraterrestres, poderá ainda cobrir os danos causados por asteróides, fantasmas ou mesmo lobisomens.

Refira-se ainda que esta seguradora (Goodfellow Rebecca Ingram Pearson) ficou conhecida pela venda de 4.000 apólices, no final da década de 1990, que tinham como objectivo indemnizar mulheres virgens no caso de serem engravidadas por Jesus Cristo na sua segunda vinda à Terra no ano 2000.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 de Outubro de 2060


Comemora-se hoje, 5 de Outubro de 2060, -século e meio depois- a implantação da República em Portugal.

Neste mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Bernardim Eanes (bisneto do antigo presidente da República Ramalho Eanes), inaugurará (on linne) em Lisboa, na movimentada Avenida José Saramago, a estátua ao grande (e talvez o maior) comunicador da rádio portuguesa, Júlio Isidro, que nasceu no séc. XX e viveu grande parte deste século XXI.

Ao mesmo tempo, por limite de idade abandona a presidência da FIFA, o melhor jogador de sempre do futebol português, Cristiano Ronaldo, que completou setenta e cinco anos no passado mês de Fevereiro.


Foi hoje investido como doutor "honoris causa" pela Universidade do Porto (por proposta da respectiva Faculdade de Letras), o Prémio Nobel da Literatura 2057, o escritor Gonçalo M. Tavares.


É também neste dia 5 de Outubro que será efectuada a primeira viagem TVS, Lisboa-Madrid, em 30 minutos. Recordamos que no passado dia 30 de Setembro o TVG Lisboa-Madrid efectuou a sua última viagem (2 horas).

sábado, 1 de outubro de 2011

VICTOR HUGO e os livros



Há pessoas que têm uma biblioteca como os eunucos um harém




VICTOR HUGO-o maior e melhor escritor francês de sempre - 1802-1887 - absolutamente!




"OS MISERÁVEIS"-é leitura "obrigatória" em todo o Universo


"NOSSA SENHORA DE PARIS"-a beleza de Quasimodo (o corcunda de Notre Dame)


"O HOMEM QUE RI"-tão triste e sempre a rir


"HAN DE ISLÂNDIA"-o seu primeiro romance


"OS TRABALHADORES DO MAR"-a sua obra definitiva, o testemunho da sua maturidade literária; sublime


e todos, todos o seus livros são belos