As férias estão a acabar! (melhor, para mim acabaram)
As férias são primas dos feriados. Feriado veio do latim feriatus, do mesmo étimo de feriari, festejar. Festa, festus e fastus eram dias importantes para os antigos romanos, nos quais era bom começar alguma coisa, em oposição a nefastus, que deu o português nefasto. Nos dias nefastos eram evitados ou mesmo proibidos os negócios públicos
As férias dos trabalhadores praticamente só surgiram praticamente após a criação da OIT-Organização Internacional do Trabalho, logo após a Primeira Grande Guerra, em 1919.
Contudo, é somente a partir de 1940 que a noção de lazer se torna, na prática, uma preocupação nos Estados Unidos e na Europa.
Hoje, teoricamente, o lazer existe para todos e é reconhecido como um direito natural semelhante aos demais direitos sociais.
No entanto, a realidade evidencia que nem todos os cidadãos têm acesso ao lazer como descanso, recuperação de forças físicas e psíquicas, e momentos de descontracção.
Então, bem-vindo!
ResponderEliminarO que é bom acaba depressa. Claro que as férias só sabem bem porque sabemos que temos de voltar ao trabalho, caso contrário não teriam o mesmo sabor pois estaríamos sempre de férias.
Felizmente que de há uns anos a esta parte elas podem ser repartidas, o que me parece bem mais proveitoso do que gozar tudo de seguida.
Agora vamos ao trabalho!
Apetecia-me mais um mês de feriatus!
ResponderEliminar