A quase generalidade dos jornais e revistas sugere nesta altura, os livros que mais se aconselham para o período que atravessamos (Verão/Férias).
Mas quais livros de Verão, quais livros de Férias?
Há simplesmente livros e ou se gosta de ler ou, simplesmente, não se gosta (e ninguém terá obrigatoriamente de gostar, pois nem na escola isso se consegue), portanto quem habitualmente não lê, nas férias muito menos o fará e quem habitualmente lê não se rege por este tipo de sugestões, …..penso eu.
E a propósito de livros, quero falar-vos no último que li, não vo-lo aconselho nem desaconselho (não sou nem, obviamente, pretendo ser o Marcelo R.S.).
Trata-se de CHIQUITA-a história de uma vida.
Artista Cubana nascida em 1869 (66 centímetros), liliputiana*. Não será um grande livro (tem até alguns capítulos “sonolentos”) mas é uma biografia curiosa de alguém que, perante o seu aspecto físico, é constantemente confrontada com situações incomuns.
Brilhou no Vaudeville, em Nova York, Paris e Londres, no início do século XX, passeamos pela história de Cuba, acompanhando os movimentos independentistas contra os colonizadores espanhóis até à independência.
Chiquita foi sobrevivendo a tudo, experimentando tudo, cativando todos!
*Liliputiana -muito pequeno, de porte extremamente reduzido.Figura Insignificante
Chiquita
Antonio Orlando Rodríguez
518 páginas
Chiquita foi sobrevivendo a tudo, experimentando tudo, cativando todos!
ResponderEliminarviva las chiquitas, nunca la vida las derrumba.
Me voy a comprarle seguiré tu consejo.
Carmencita aun si blogue.
Me gustam las chicas asi!
ResponderEliminarFica na lista Seve. Acabei ontem de ler uma obra antropológica interessante: "As Primeiras Civilizações - Da Pré-história aos povos Semitas."
ResponderEliminarÉ uma obra que nos ajuda a conhecer o nosso legado humano. Da autoria de vários autores franceses, dirigidos por Pierre Leveque, um eminente antropólogo francês.
Algumas curiosidades no que toca à linguística, são eg. a origem das palavras:
Maria - Marya (Jovem, herói, heroína, valente, forte) - Os assírios denominavam de "Mariannu - a tribo dos Marya" aos jovens que conduziam os carros de guerra, e tinham de ser jovens e fortes para conduzir e lutar nestes carros. Os Hititas denominavam estes jovens de "Marianni". Esta designação remonta a 5000 AC, portanto muito antes de Maria, mãe de Jesus.
Ana - Anna, Anni - Nome utilizados pelos Assírios e Hititas, respectivamente, para designar Mãe.
Lucro - Nome utilizado pelos 1.ºs Indo-Europeus para designar os "Despojos de guerra". Era o "Luccrum" romano.
Semitas - Povos (Arameus e Hebreus) descendentes de "Sem", filho de Noé. As línguas semíticas repartiram-se em: Hebraico; Aramaico; Árabe e Etíope.