segunda-feira, 26 de junho de 2017

"VALE A PENA" - INÊS FONSECA SANTOS - LEITURAS 2017 - XIII

Resultado de imagem para "VALE A PENA" - INÊS FONSECA SANTOS 

Conheci esta excelente colecção "Retratos da Fundação", através dum belíssimo livrinho, de Paulo Moura, "Longe do Mar", que creio estar à venda em todos os hipermercados Pingo Doce e que relata uma viagem pela Estrada Nacional 2, de Norte a Sul de Portugal (Chaves a Faro).

Este, que agora acabei de ler, "VALE A PENA?" da jornalista e escritora INÊS FONSECA SANTOS, é outra excelente surpresa. 

Conversas com alguns escritores que nos desvendam mais alguma coisa sobre livros, nomeadamente sobre a dificuldade que, por vezes, encontram na sua publicação e ficamos ainda a saber, como o refere a autora na contracapa, de que modo acontece essa coisa que nos faz sonhar, ter medo, questionar e mudar de vida: os livros e a literatura.

-Georges Simenon levantava-se às 5, tomava uma chávena de café, às 7 estava a escrever e escrevia até às 11 da manhã. Às 11 saía, normalmente para o prostíbulo...   

-Anthony Trollope o escritor inglês (1815-1882) que inventou o marco do correio...

-Paulo José Miranda (n.1965) um autêntico desconhecido em Portugal, que, em 1999, com a sua pequena obra-prima "Natureza Morta", foi distinguido com o primeiro prémio literário José Saramago (segundo alguns, o melhor escritor de todos os que receberam este prémio), devido à sua grande dificuldade em publicar, teve de emigrar (Turquia, Brasil). 
Salienta, entre outras interessantes declarações (basta googlar -como diz o Pacheko- o nome do autor e ler a entrevista ao DN em 5 Janeiro 2013): "não tenho nada, vivo numa casa que é menor que o canil que tinha no Brasil, e nada lá dentro é meu, a não ser os poucos livros que trouxe de casa de meus pais..."  

Resultado de imagem para escritora Inês Fonseca Santos
Inês Fonseca Santos (Lisboa, 1979)

nota 3,5  -  interessante

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima

2 comentários:

  1. Achei-o bom, Severino.

    Ajuda a perceber a complexidade que é o escrever...

    ResponderEliminar
  2. Esta colecção (Retratos da Fundação) é interessante!

    ResponderEliminar