segunda-feira, 19 de junho de 2017

"BIBLIOTECA" PEDRO MEXIA - LEITURAS 2017 XII


Resultado de imagem para biblioteca pedro mexia

São 65 pequenos textos, no máximo de cinco páginas cada um, muito interessantes, sobre os mais variados assuntos ligados sobretudo à literatura, nomeadamente, creio, sobre alguns livros da biblioteca particular de Pedro Mexia.

Leio sempre com muito agrado (livros ou jornais) o que escreve Pedro Mexia, e sempre que ele fala de livros, o que faz com muitíssima frequência, desperta-me a atenção e por isso mesmo, já li a maioria dos seus livros, publicados.

Nesta "BIBLIOTECA" falam-se de vários escritores, desde o génio de Balzac, actualmente um pouco esquecido, passando por Dostoievski, Tolstoi e muitos outros.

Fiquei especialmente curioso sobre uma escritora e um livro que desconhecia em absoluto, um livro sobre os últimos dias de uns velhos, dois homens e duas mulheres, colegas de escritório à beira da reforma. Todos vivem sós, solteiros ou viúvos, sem parentes chegados: "Quarteto no Outono" de Barbara Pym - excitante, o tema.

Por exemplo, sobre escritores que viram os seus livros destruídos ou pelo fogo ou pela água:

-O mexicano Octavio Paz, Prémio Nobel da Literatura em 1990, no fim da vida, ardeu-lhe uma biblioteca cheia de raridades bibliográficas;

-O italiano Giovanni Papini, perdeu os seus livros, que estavam numa cave, durante as cheias.

Perder uma biblioteca é de certo modo perder tudo, o maior pesadelo para quem fez dos livros a sua vida.




Imagem relacionada
Pedro Mexia escritor, poeta, crítico literário, cronista  - Lisboa 1972


nota 3,5  -  interessante

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima


2 comentários: