sábado, 11 de junho de 2016

"O CERCO" - HELEN DUNMORE - LEITURAS 2016 - XXIV



Relativamente à Segunda Guerra Mundial, uma das imagens mais marcantes que me ficou na memória, e que vi num documentário televisivo sobre o Cerco de Leninegrado, foi uma velhota a puxar uma carreta de madeira em que transportava o cadáver de um velhote, certamente seu marido ou familiar. 

No Inverno de 1941, os tanques alemães cercam Leninegrado. Isolada do mundo, a cidade definha, martirizada. Nas ruas, nos parques, nas casas, as pessoas vão morrendo de fome e de frio.

Dia a dia, Anna e a família vão aprendendo a sobreviver, queimando livros para se aquecerem, fervendo um pedaço de couro para fazer sopa, ou cortando pedacinhos de pão para armazenar.

"O CERCO" é realmente uma história comovente sobre o triunfo individual e a tragédia colectiva que nos desafia a reavaliar os limites da nossa memória histórica.

É uma terrível história de guerra narrada do ponto de vista do coração, não das trincheiras.

Em O CERCO, HELEN DUNMORE contrapõe o amor e o ódio, a barbárie e a amizade, a vida e a morte, para construir uma obra impressionante, onde a guerra é vista no seu lado mais humano.

Simplesmente comovente e quase inenarrável o sofrimento porque passou aquela heróica gente, cercada pelo ódio e pela mais sinistra barbárie e um retrato muito cruel do que pode ser capaz o ser humano.


Helen Dunmore - 63 anos - Yorkshire - Reino  Unido








2 comentários:

  1. Sobre a 2ª Guerra mundial, há uma obra magistral:
    Vida e Destino, de Vassili Grossman

    ResponderEliminar
  2. Caro Severino, o livrinho que mostras interesse, é apenas um caderninho (ultimamente é o que faço mais, com o único objectivo de oferecer a amigos), que te posso oferecer com todo o gosto, mas é apenas um pequeno retrato biográfico de um amigo de Almada.

    É só enviares-me uma morada e eu mando-o pelo correio (luismilhas@gmail.com).

    ResponderEliminar