terça-feira, 6 de maio de 2014

O QUE ANDO A LER

José Eduardo Agualusa é um jovem (mas consagrado) escritor angolano (Huambo-13.12.1960).
"O vendedor de passados" foi o primeiro livro que li deste excelente escritor e que logo me agradou imenso. Li entretanto alguns outros que não me despertaram um interesse de assinalar.




Mas eis que me chega às mãos "TEORIA GERAL DO ESQUECIMENTO" do JOSÉ EDUARDO AGUALUSA. Este excelente livro, baseado numa história real, a de Ludovica Fernandes Mano, começa em Luanda, 1975, nas vésperas da Independência. Uma mulher portuguesa (Ludovica) aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do resto do edifício - do resto do mundo -.
Ludovica é uma mulher muito particular. Portuguesa, a viver em Angola quando se dá a independência, vê-se sozinha sem saber o que aconteceu à irmã e ao cunhado, com quem vive. Ludo (como é tratada) isola-se e ergue uma parede que a mantém fechada em casa durante 30 anos. Curiosamente não isolada do mundo na totalidade, além de ir interpretando à sua maneira o que avista pelas janelas e terraço da casa, o mundo também lhe vai entrando pela casa dentro na forma de acontecimentos especiais e aparentemente inusitados.
Ludo conhece a dor, a fome, a doença, a solidão, o medo. Mas conhece também a amizade, o valor de ter amigos, família, aprende a deixar
entrar pessoas na sua vida. Compreendemos, a seu tempo, as razões de Ludo. Ludo compreende, também com tempo, que a vida é para ser vivida, que cada dia é uma surpresa, que a felicidade só existe porque conhecemos também a tristeza.

É um romance sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção e que recomendo vivamente. Excelente. 
Ludovica Fernandes Mano faleceu em Luanda a 5 de Outubro de 2010.





Sem comentários:

Enviar um comentário